Novo chefe de equipe da Ferrari, Maurizio Arrivabene definiu sua equipe italiana uma meta mínima de pelo menos duas vitórias em Grandes Prémios para 2015, em que a Scuderia admitir será “um ano de reconstrução” como tentativa de voltar a disputa do título.
Após uma difícil campanha 2014 – sua primeira temporada sem vitórias desde 1980 – e da saída de Fernando Alonso, Ferrari passaram por uma reestruturação de gestão abrangente, incluindo as saídas de ex-diretor de engenharia Pat Fry e projetista-chefe Nikolas Tombazis.
“Vamos olhar para 2015 com algum optimismo”, disse Ferrari Presidente Sergio Marchionne em um almoço de Natal mídia esta semana. “Nos últimos dias temos feito algumas decisões afiados sobre o make-up da equipe e sabemos exatamente quem são as pessoas-chave para o desenvolvimento. Temos tirado toda a bagagem de incerteza que prejudicou o início do trabalho no projeto de 2015. ”
Uma das maiores mudanças foi a chegada último mês de Arrivabene, que assumiu o lugar de Marco Mattiacci (que por sua vez substituiu Stefano Domenicali volta em abril), e a remodelação interna iniciou, projetado para fornecer “uma estrutura plana e clara atribuição de responsabilidades “.
“Eu trago experiência que amadureceu na minha última empresa, o fato de saber como motivar as pessoas e para tirar o melhor proveito deles”, disse Arrivabene. “Na empresa que eu vi muita vontade de fazer as coisas: eu estou aqui para dar ao povo a minha confiança e para agilizar a equipe. Nós não vamos chegar a lugar nenhum, individualmente, temos que trabalhar como um grupo. ”
Substituindo Alonso para 2015 é quatro vezes campeão do mundo Sebastian Vettel que, como Ferrari, sofreu um difícil 2014 temporada, não conseguir vencer pela primeira vez desde 2007. Marchionne insistiu o ex-astro do Red Bull está muito consciente do desafio que o espera em Maranello.
“Eu não acho que ele é ingênuo, ele sabe que o nosso nível de desempenho, mas este é o poder de Ferrari: ele consegue atrair as pessoas até mesmo apenas com base no seu potencial”, disse Marchionne. “Nosso trabalho para 2015 é definir este potencial livre. Grande aposta do Vettel é o nosso também, para reconstruir a equipe e fazê-la crescer. ”
Vettel será parceiro Kimi Raikkonen, tornando Ferrari uma das duas equipes – sendo o outro McLaren – com dois campeões do mundo em 2015 seu line-up. No topo de seu talento óbvio, Arrivabene acredita amizade da dupla também irá revelar um trunfo.
“Eu acho que Sebastian está bem equipado para o trabalho que o espera”, disse ele. “Ele se dá muito bem com Kimi e este é um elemento positivo, mesmo que eu espero que eles não vão conseguir em tão bem na pista, porque a regra deve permanecer que o seu companheiro de equipe é o seu principal adversário.”
Em 2015 as perspectivas da Ferrari, Marchionne concluiu: “Posso garantir que a equipe está colocando em um esforço fenomenal. Nós temos pessoas aqui que estão dando seu melhor absoluto e eles têm o meu total apoio. O importante para nós agora é dar-lhes coragem e todos os recursos necessários para avançar e fazer a Scuderia crescer. ”
Ferrari terminou em quarto lugar no campeonato de construtores 2014, com o segundo lugar de Alonso na Hungria o seu melhor resultado do ano.