O caso ganhou percussão nas redes sociais após denúncia de que ‘não seria possível o custeio de uma vaga de UTI particular por parte da prefeitura de Corumbaíba’.
De acordo com a Diretora do Hospital Municipal de Caldas Novas, Luciana Fátima Castro, o pequeno Daniel Alves de Oliveira, de apenas dois meses de vida, deu entrada na tarde da última quarta-feira [21] na emergência do Pronto Atendimento Infantil e devido ao grave quadro de pneumonia, ‘teria que ser removido com urgência para uma Unidade de Terapia Intensiva [UTI] neonatal’.
Diante da gravidade do caso, iniciou se então uma grande mobilização para que a vaga na regulação estadual pudesse ser obtida. Felizmente, e agora, com o apoio de Corumbaíba, na manhã de ontem [22] o pequeno Daniel pôde ser internado em uma UTI Neonatal do Hospital São Nicolau, em Goiânia.
Lembrando que a denúncia feita originalmente pelo portal Agência Press teve o intuito de ‘sensibilizar’ o município de Corumbaíba para uma mobilização em torno do caso. Parabéns ao prefeito Evandro Magal pelo esforço empreendido no caso, bem como o prefeito Wisner Araújo, que autorizou o custeio para a internação do paciente. Acompanhe a nota de esclarecimento da secretária de Saúde de Corumbaíba, Drª Enir Rabelo da Silva.
NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Secretária de Saúde de Corumbaíba, Enir Rabelo da Silva, informa que a família de Daniel Júnio Alves de Oliveira, de dois meses de vida, está recebendo todo o apoio e amparo necessário para a sua recuperação. O bebê prematuro, que está com peso abaixo do ideal, grave quadro de insuficiência respiratória e pneumonia aguda, está internado desde a manhã de hoje, 22, na UTI Neonatal do Hospital São Nicolau.
Sua entrada na emergência do Pronto Atendimento Infantil de Caldas Novas, quarta-feira, 20, município de referência de Corumbaíba e diante da gravidade do caso, a equipe médica decidiu que Daniel deveria ser transferido para uma Unidade de Terapia Intensiva [UTI] em Goiânia.
Estávamos aguardando a liberação da vaga pelo SUS e como isso não ocorreu e sabendo que a situação é grave, decidimos custear uma vaga particular no Hospital São Nicolau de Catalão. O bebê já está internado e recebendo os cuidados necessários.
Mesmo o bebê estando internado em Caldas Novas, a equipe da Secretaria de Saúde de Corumbaíba estava tentando ajudar na transferência dele para uma UTI Neonatal. A Luciana Cristina Beraldo que é enfermeira e diretora do Hospital de Corumbaíba, estava ajudando a conseguir essa vaga. Ligamos para Goiânia e hospitais particulares de Catalão e com a ajuda do médico Dr. Lucas Leão, de Corumbaíba, que entrou em contato diretamente com o Hospital São Nicolau, conseguimos a vaga.
A secretaria de Saúde sempre está a disposição da comunidade buscando atender a todos cidadãos com serviço rápido e de qualidade.
Drª Enir Rabelo da Silva