Últimas Notícias
Capa / Goiás / Cidades / Caldas Novas / Vacinação contra a gripe prorrogada até 9 de maio

Vacinação contra a gripe prorrogada até 9 de maio

Idosos, puérperas, crianças, gestantes, professores e trabalhadores de saúde devem se imunizar
Um alerta para quem faz parte do público-alvo e ainda não se vacinou contra a gripe: a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza foi prorrogada até o dia 9 de junho. A previsão inicial do Ministério da Saúde era de que a imunização fosse encerrada na sexta-feira, 26, mas a meta de vacinar 90% do público-alvo não foi atingida.

Até o último dia 24, em Caldas Novas foram imunizados pouco mais de 75% de um total de 15.099 pessoas, entre idosos, puérperas, crianças, gestantes, professores e trabalhadores de saúde. Em todo o país, o alcance chegou a 60,5%. “A prorrogação foi informada via ofício a todas as secretarias estaduais e municipais de saúde, e vamos trabalhar para melhorar a cobertura da vacinação”, explicou o diretor do núcleo de Epidemiologia de Caldas Novas, José Neto.

Como o organismo leva, em média, de duas a três semanas para criar os anticorpos que geram proteção contra a gripe após a vacinação, o ideal, de acordo com o ministério, é realizar a imunização antes do início do inverno. O período de maior circulação da gripe no Brasil vai do final de maio até agosto. Por isso é importante vacinar-se o quanto antes.

A vacina disponibilizada pelo governo brasileiro é gratuita e protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial da Saúde para este ano (A-H1N1, A-H3N2 e influenza B). A dose, segundo a pasta, é segura e também é considerada uma das medidas mais eficazes na prevenção de complicações e casos graves de gripe.

Sobre Teresa Cristina [Teka]

Teresa Cristina [Teka]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*