Últimas Notícias
Capa / Colunistas / Política se faz com lealdade e gratidão

Política se faz com lealdade e gratidão

Importante afirmar veemente que, na política, tal como em todas outras atividades humanas, é exigido valores e condutas compatíveis com a dignidade individual e coletiva, especialmente, respeitando as ideias, opiniões e possíveis interposições dos antagonistas.

Desempenhar uma função política exige qualidades de liderança proporcional, assertiva e, fundamentalmente, ampla nobreza de caráter. Regra geral, toda a pessoa tem a obrigação de ser educada e verdadeira. Em concreto, todo político, verdadeiramente líder, tem o dever ético de ser franco sem humilhar, ser leal mostrando os caminhos, ser verdadeiro sem precisar de amarras, e principalmente, ser condescendente com seus adversários.

Nesse sentido, o politico, ou quem milita na politica, deve ter a preocupação em apresentar, claramente suas opiniões, seus projetos, corroborando e assegurando, com verdade, o que pretende realizar, efetivamente, sem demagogia, tampouco, populismo ocasional.

Esta semana, lideres de Caldas Novas, demonstraram com clareza, a importância de caminharem unidos, em favor da continuidade de um projeto de sucesso, que tem propagado o desenvolvimento no município. Forças expressivas dentro do cenário estadual, a exemplo do prefeito Evandro Magal (PP), do deputado estadual, Marquinho Palmerston (PSDB), da deputada federal, Magda Mofatto (PR), e dos empresários, Waldo Palmerston (Grupo Prive) e Onofre de Carvalho (Grupo CTC), reuniram grande parte da classe politica do município, congregando em um mesmo local, cerca de vinte partidos da base aliada, em busca do mais perfeito entendimento que a “união faz a força”.

A discussão sobre os destinos de Caldas Novas e a forte avaliação da autoridade deste grupo politico na cidade, foi tema de todos os discursos. Agregar cada dia mais forças e somar esforços, em torno de um projeto em comum é a ordem! Sem distinção, todos demonstraram coesão e vontade coletiva de participar de todo processo democrático.

Neste contexto, é importante parabenizar, em especial, o prefeito Evandro Magal, que sem dúvidas, tem trabalhado muito, para que a aliança partidária continue alinhada, e cada dia mais imbuída nos projetos do município. Vejo com muito bons olhos toda discussão em torno das eleições, mesmo considerando todo levante de candidaturas, ainda muito prematuro.

Em um período crítico para nossa Nação, onde a classe politica passa por um período de expurgo total, onde a ética está desmoralizada, o escândalo banalizado e ninguém mais se impressiona ou se envergonha com as ações petulantes de alguns governantes, é preciso ter cautela. Especialmente, em não adiantar os atos políticos, pré-eleitorais. Isso não é bom para o município, não é favorável à democracia e muito menos, à moralidade.

É urgente, portanto, muita responsabilidade de todos, mais ainda, de extrema lealdade ao nosso governante, para que neste momento, a administração municipal tenha a serenidade necessária para continuar trabalhando e buscando as obras e benefícios que a população tanto cobra e necessita.

Não há exercício de poder sem lealdade e comprometimento. Não há continuidade de projeto politico sem gratidão! O governante, quando exerce o poder não pode, jamais, correr o risco de ser apunhalado pelas costas. E é por isso, mais que nunca, que Magal precisa de todos os companheiros, leais, e comprometidos com a administração.

A lealdade não é compatível com intervenções improvisadas, ilusórias e de pura e sedutora duplicidade. É pela lealdade que se incute a confiança, seja nos concorrentes, seja no povo anônimo. A lealdade não é solidária com jogos duplos, nem compatíveis com posições ambíguas. Lealdade implica firmeza, transparência, tolerância e solidariedade.

Certamente, maior desafio seja realmente, reunir sob a mesma batuta, diversos interesses partidários, mas tenho confiança, que se depender do prefeito, isso será assentado com muito diálogo, grande prudência e no tempo certo. Quando há entendimento, dentro de uma lógica, de uma coerência e respeito mútuo, é possível alcançar o objetivo proposto. E Caldas Novas continuará alcançando êxito em suas ações sejam politicas ou administrativas.

Aprendi que política se faz com lealdade e gratidão. Temos compromisso com essa administração. Temos compromisso com o prefeito Evandro Magal. E que as decisões politicas, encontrem discussão em momento oportuno. Agora é hora de continuar trabalhando!

 

Teresa Cristina (Teka) – Jornalista, Produtora Executiva e presidente do Partido Trabalhista Brasileiro (PTdoB) em Caldas Novas.

 

Sobre Teresa Cristina [Teka]

Teresa Cristina [Teka]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*