Últimas Notícias
Capa / Goiás / Cidades / Caldas Novas / #CaldasNovas | PROJETO QUE ‘TRANSFORMA VIDAS E REVELA TALENTOS’

#CaldasNovas | PROJETO QUE ‘TRANSFORMA VIDAS E REVELA TALENTOS’

CURSOS

O projeto ofertado pela secretaria de Ação Social e Melhor Idade de Caldas Novas, através do Centro de Referência de Assistência Social [CRAS] do Lago das Brisas e promovido em parceria com o Sindicato Rural de Caldas Novas e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural [SENAR] Goiás, fez com que um grupo social da melhor idade recebesse elogios pelo trabalho de pintura em tecido, promovido esta semana no município.

Com a temática livre, as pinturas foram ganhando contornos variados e todo processo de criação artística foi tomando forma. Além disso, o curso funcionou como uma espécie resgate cultural, onde as alunas praticaram várias técnicas de pintura, aprenderam a identificar as fibras têxteis, preparar os pincéis, e ainda, puderam estudar sobre a formação e combinação das cores e, sobretudo, a analisar os benefícios da produção, já que todo material confeccionado é destinado aos próprios participantes.

Para a secretária Flávia Lima, o objetivo principal é funcionar como terapia ocupacional e de convivência, contribuir para a mudança de vida de famílias e ainda, ajudar o idoso a criar alternativas para buscar através da arte o autoconhecimento, o fortalecimento da auto-estima, através de estratégias e atividades diversas. “Através da liberação do potencial expressivo de cada um, a arte colabora na prevenção e na preservação da saúde física e mental, propiciando uma melhor qualidade de vida”, destacou.

De acordo com a coordenadora do CRAS, Celita Almeida, o grupo é participativo e os resultados não poderiam ser melhores, uma vez que todos saem ganhando. Em outra ocasião, foi oferecido o curso de bordado em ponto vagonite e também de artesanato em tecido. A previsão é que em breve sejam abertas as vagas para outros cursos como, por exemplo: doces cristalizados, derivados do leite, plantas medicinais, primeiros socorros e outros. “Os cursos têm sido uma importante opção para o nosso grupo da melhor idade. Além de adquirir um novo conhecimento, que pode inclusive vir a ser uma nova fonte de renda, os idosos convivem socialmente, evitando o isolamento e os problemas advindos da exclusão social”, analisou a coordenadora.

Agência Press |Notícias |Jornalismo
Marketing Digital | Redes Sociais

Sobre Teresa Cristina [Teka]

Teresa Cristina [Teka]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*